“Filho do Vento” realiza sessões cineclubistas sobre energias sustentáveis em Parelhas, Lagoa Nova e Cerro Corá

Descrição do post.

12/13/20251 min read

Entre os dias 9 e 11 de dezembro, o projeto “Filho do Vento” promoveu sessões cineclubistas nos municípios de Parelhas, Lagoa Nova e Cerro Corá, como parte das ações de pesquisa e contrapartida cultural vinculadas ao desenvolvimento do roteiro do longa-metragem de ficção. Em Parelhas, a sessão foi realizada na Casa de Cultura. Já em Cerro Corá, as exibições aconteceram no CCI do Bairro Tancredo Neves e no Centro de Convivência para Idosos, ampliando o acesso do público às atividades e fortalecendo o diálogo com diferentes faixas etárias da comunidade.

As sessões integraram a proposta do projeto de promover o encontro entre cinema, território e meio ambiente, a partir da exibição de filmes que abordam questões relacionadas às energias sustentáveis, seus impactos sociais, ambientais e culturais, especialmente em regiões do semiárido nordestino.

Entre os títulos exibidos esteve o curta-metragem “O Som das Serras”, dirigido por Eduarda Araújo. Produzido no âmbito do 8º Curta Caicó, edição que teve como tema Cinema, Educação e Sustentabilidade, o filme retrata duas serras emblemáticas do Seridó Potiguar: Sant’Ana e Formiga. Enquanto uma já convive com os impactos de uma grande intervenção, a outra observa com receio a possibilidade de um destino semelhante. A partir dos relatos das comunidades locais, o curta revela como uma interferência externa transformou o cotidiano de quem escolheu, há muito tempo, a tranquilidade das serras como modo de vida.

Após as exibições, o público foi convidado a participar de momentos de diálogo e troca, relacionando as narrativas apresentadas com as realidades vivenciadas em seus próprios territórios, com apoio local da Sostô Produções.

O projeto “Filho do Vento” é uma realização da Agência Referência, com apoio do Edital de Fomento Audiovisual Potiguar, da Deputada Federal Natália Bonavides, da Fundação José Augusto, da Secretaria Estadual de Cultura e do Governo do Rio Grande do Norte.