Na rota da moda, 3º Seridó Cine abre inscrições para filmes com foco no cinema nordestino

O festival tem foco no cinema nordestino e recebe inscrições no período de 26/12 a 16/01

12/26/20251 min read

Estão abertas, de 26 de dezembro a 16 de janeiro, as inscrições para o 3º Seridó Cine: Na Rota da Moda. Podem ser inscritos filmes com até 15 minutos de duração, produzidos no Nordeste, que concorrerão nas mostras competitivas do festival.

Nesta edição, o evento contará com três mostras: Mostra Seridó, voltada para filmes produzidos no Seridó do Rio Grande do Norte e da Paraíba; Mostra Nordeste, destinada a produções de qualquer estado da região Nordeste; e Mostra de Fashion Filmes, exclusiva para produções nordestinas com até cinco minutos, que tenham a moda como elemento central da narrativa.

O festival tem como objetivo fomentar e consolidar o audiovisual na região do Seridó, aliando exibições de filmes a uma programação formativa que será realizada nos municípios de Caicó, Acari, São José do Seridó, Serra Negra do Norte e Timbaúba dos Batistas. As atividades incluem oficinas gratuitas voltadas para empreendedores do setor têxtil e para o público em geral.

A proposta é mobilizar a cadeia produtiva da moda de forma integrada à criação cinematográfica, destacando a forte relação do Seridó com a produção de roupas, bordados, acessórios e tecidos, setor que se consolida como um dos principais polos de economia criativa do estado.

Um dos diferenciais do Seridó Cine é a articulação entre o cinema e outras potencialidades locais. Na edição anterior, o festival integrou as exibições fílmicas a oficinas e atividades turísticas realizadas em espaços naturais e históricos das cidades seridoenses inseridas no Geoparque Seridó, reconhecido pela UNESCO como território de relevância mundial.

O 3º Seridó Cine: Na Rota da Moda é uma produção da Agência Referência e tem realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.